Best-seller

22.7.09

Escolhi-o como companhia para uma longa viagem de comboio. Ao princípio estava tensa. Não conseguia parar de pensar na técnica, nas palavras-chave do suspense. Mas como em todos os primeiros encontros, a desconfiança foi-se embora depois dos primeiros sorrisos cúmplices. Acabamos por ficar dois dias, animadamente, a conversar. Ao terceiro apercebi-me que já o considerava da família. Por mais estranho que pareça, não lhe havia escrito nenhuma anotação, marcado as histórias de especial interesse ou tirado os olhos dele para, por uns minutos, dedicar-me a pensar no que me tinha acabado de me contar. Tinham sido horas de conversa fútil e ligeira. Ele contava-me a sua história e eu, amorfa, absorvia-a sem contestar. Só lhe pedia que falasse mais, cada vez mais.
Foi um choque. Estava habituada aos namoros de cabeceira e às minhas infinitas técnicas e manias que tinha desenvolvido para os enrolar, arranjar desculpas que os atrasassem, que os fizessem mais lentos, só para que ficassem mais tempo comigo. Aqui tudo foi radicalmente diferente. O meu único desejo era ouvi-lo, que me contasse, de uma vez por todas, tudo o que sabia e que no final se fosse embora e me deixasse viver a minha ressaca narrativa sozinha.
Não era, definitivamente, o amor da minha vida. Mas pelo menos serviu para me lembrar que os namoros de verão também têm a sua graça.

* Stieg Larsson - Os homens que nao amavam as mulheres

You Might Also Like

4 comentarios

Subscribe