O Dia do Orgulho Friki

24.5.09

Gostam de ficção científica, de banda desenhada e não resistem a desenhos animados japoneses. Sabem tudo e mais alguma coisa sobre filmes de série B e o seu sonho era ser um super herói. Chamam-se “frikis” e amanhã estão de parabéns.
Toda a gente sabe que eu sempre tive um fraquinho por esta “espécie humana”, talvez por, à minha maneira, também ter o meu quê friki. Fascinam-me as fofocas e teorias da conspiração sobre realidades que não existem, irrito-me quando se diz que BD é coisa de crianças e divirto-me com os filmes de terror do Fantasporto...
Mas tudo isto porque amanhã celebra-se em Espanha o Dia do Orgulho Friki, com o lema “Se não é este mundo, dominaremos outros”. A data foi escolhida por conjugar duas efemérides importantes: a estreia do primeiro filme da saga Star Wars (1997) e o dia da morte de Douglas Adams (2001), autor do livro À Boleia pela Galáxia.
Mas se estão a achar todo este post uma “frikalhada”, esperem pela informação que se segue:
Estive a ler sobre as comemorações do 25 de Maio e descobri que em Inglaterra o dia é celebrado como o Dia da Toalha, que consiste, basicamente, em sair à rua com uma toalha às costas. O que pode parecer um absurdo, é apenas uma forma que encontraram de homenagear Douglas Adams, que ensinou nos seus livros que ninguém deveria sair a rua sem este objecto porque “é o mais valioso quando se quer sobreviver aos perigos de uma Galáxia desconhecida”. O autor explica que a toalha pode servir como:
- Cobertor ou casaco
- Bandeira
- Reforço psicológico (“é como um amigo”)
- Arma (“um golpe bem dado com uma toalha molhada pode arrasar um inimigo hostil”)
- Vela de um barco
- Esconderijo
E, por fim,
- Para secar-se (“é o uso mais normal que acaba por eclipsar os outros e condenar as toalhas aos armários da casa de banho”, explica Adams).

E vocês? Como vão comemorar esse dia?

You Might Also Like

8 comentarios

Subscribe