O guilty pleasure

17.3.09

É uma realidade comum a todas as nacionalidades: existem aquelas coisas, aquelas pequenas coisas sobre o nosso país e os nossos costumes que não fazemos questão que os estrangeiros descubram. São como uns guilty pleasures nacionais que decidimos mantê-los fechadinhos no nosso país e bem longe do conhecimento alheio.
Até que chega o dia em que tudo se vai por agua abaixo numa simples aula de Rádio.
Professor: - A Rádio em Portugal é muito diferente da espanhola.
Marina: - Sim, temos programas….
(o professor interrompe-me e ignora o que eu tentava dizer)
P: - Sim, outro dia estava a conversar com um amigo que me disse que no vosso país nunca passaria na rádio um tema português que foi um hit aqui no Varão passado…
M: Ah sim? Qual era?
P: Um sobre uma cabrita….
(Não, não não, que cabeça estúpida e destorcida. Só porque se falou numa cabrita já comecei logo a pensar na música do Quim Barreiros. Acho que tenho ido ultimamente a demasiados arraiais…)
P: Era assim meio pró ordinário….
(Não! Ataque Cardíaco. Não!)
M: Os peitos da cabritinha? (medo, medo, medo…)
Turma em coro: Sim! Essa!
(segue-se um triste momento em que assisti a um grupo de espanhóis a dizer: “eu goxxto di mamar noxx peitoxx da cabritinha”).

O episódio ensinou-me que existem coisas na nossa cultura que, por mais que queiramos, não podemos esconder. Decidi, então, tornar de uma vez por todas público o guilty pleasure de todos os portugueses.
Chama-se música Pimba e é favor prestar atenção à complexidade da letra que se segue.


A cabritinha - Quim Barreiros

Quem agora se atreve a dizer que o Quim Barreiros não é um génio?

You Might Also Like

4 comentarios

Subscribe