Os nerds do cinema

18.6.08

Ultimamente descobri que me dou com muita gente do mundo do cinema. E concluí também que esse mundo fascina-me. Conhecer uma pessoa que fez um filme é uma coisa quase mágica, é como conhecer um unicórnio ou andar de tapete voador. Dá-me esperança de que seja realmente possível fazer alguma coisa. Alguma coisa diferente da pasmaceira cultural do cinema comercial.
Mas o que eu gosto mais nas pessoas que estudam cinema é imaginar o seu futuro. Sempre que vejo um filme mau, actores arrastados e diálogos incomunicável. Sempre que me revolto pelo dinheiro e tempo que gastei e nunca recuperarei. Sempre que isso acontece, desprezo os cineastas bem sucedidos. Mas a melhor parte de ver um mau filme é pensar como os meus amigos o fariam melhor.
O que eu mais gosto no cinema é o facto de tudo ser planeado. Desde as cores, aos objectos, à forma como a actriz coloca a mão no joelho. E, no meio das pipocas e dos beijinhos a meia luz, os planos sequencias e o filtro azul das luzes passam despercebidos. Saímos com a sensação de que qualquer coisa boa se passou ali, mas nunca chegaríamos a nenhuma conclusão se o nosso amigo cineasta não dissesse. «Queres saber uma coisa nerd?».
E nós queremos sempre, porque no cinema ser nerd é uma coisa fixe.

You Might Also Like

16 comentarios

Subscribe