A vida de ponta cabeça

17.6.10

Às vezes tenho a sensação de que a minha vida anda ao contrário das tendências do universo. Quando as meninas brincavam de casamentos e noivas, eu batia nos rapazes. Quando os rapazes começaram a ver algum encanto naquela rapariguinha de aparelho-orelhas-grandes-e-fato-de-treino eu dizia-lhes que só gostava do Kikito. Depois começaram as festas de garagem com os seus slows intermináveis, mas eu gritava a sete ventos que não gostava de dançar (na verdade, já me tinha apercebido da minha total inaptidão para a coisa e preferia não fazer figuras tristes). Em pouco tempo, mudei de escola e um dia disseram-me: “Ah! Não acredito! Essa tua camisa é da feira”. E a frase mudou a minha vida. Enquanto todas as raparigas choramingavam aos pais para que as deixassem ir às matinés com o seu novo “modelito”, eu amargava a vida à minha mãe porque queria comprar roupa na secção de homem, afinal, “têm de gostar de mim pelo que eu sou por dentro”. Matinés? Isso era para os populares.
Depois começou a fase das curtes, das paixões de verão, dos amores impossíveis. Eu vivi intensamente as histórias das minhas amigas, porque eu, claro, sempre tive namorado. Quando chegou a faculdade, esse tempo de rambóia e borga total, eu arranjei um grupo de amigas que gostavam de discutir politica, literatura e filosofia. Trocámos as noites de borga, por tertúlias num café à beira-mar.
Depois veio o Erasmus e com ele, a minha mudança de vida. Resolvi pegar em mim e ir por ai, pelo mundo, para onde a sorte me levasse. Conheci pessoas, ganhei experiencias, aprendi demasiadas coisas para esta minha cabeça de peixe. Mas agora, volto a casa com as minhas histórias de festas, irresponsabilidades e noites sem dormir. Com este tal espírito livre que tanto me custou ganhar e tenho a sensação de que estão todos a assentar. Falam de casamentos, de casas e do carro novo. Falam do enxoval, do sofá da sala e do aumento de ordenado. Quando eles voaram, eu pousei, quando eu voo, eles querem pousar. Acho que nasci de ponta cabeça.

You Might Also Like

4 comentarios

Subscribe