Parabens a nós!

7.5.08

Foi há 16 anos que cheguei a Portugal. Foi hoje, exactamente hoje, há 16 anos atrás, que cheguei a Portugal.
Este país que tanto odeio e tanto adoro. Que me repugna e apaixona. De onde quero fugir a cada minuto e, nas longas temporadas fora, quero tanto voltar.
Sempre disse com um ar de vitima desolada (e um orgulho escondido) que não tenho pátria. Em qualquer país do mundo seria sempre estrangeira.
Continuamos a ver caretas dissimuladas quando vamos a um restaurante chique, ainda ouvimos o «vê lá o que esta brasileira quer» quando vamos a uma loja, não deixaram de nos dizer que «o senhor Manuel é o seu jardineiro, o meu marido a senhora trata por Sr. Engenheiro».
Mas encontrámos um porto seguro. Um circulo restrito que fala com o sotaque do samba misturado com o «telemóvel» e o «comboio». Os lugares preferidos, os cinemas e os passeios. Temos a nossa casa, que não é nossa, e a esplanada do fim-de-semana da qual também já fazemos parte. Sabemos que continuaremos sempre a ser «aqueles senhores brasileiros» e, no Brasil, «os que vieram da Europa». Mas a verdade é hoje os meus pais resolveram sair para celebrar. Acho que têm razões. E boas razões.
Parabéns a nós.

You Might Also Like

6 comentarios

Subscribe