Não faz mal ser diferente

10.7.18


Pode ser que sejas orelhudo, que tenhas o nariz grande, o cabelo esquisito. Dizem que és pequeno, pequenino, minúsculo. Pode ser a tua roupa de 50 centímetros fique larga, a boiar, ou, quem sabe, até pequena.
Mas não faz mal.
Das pontapés. Muitos. Tantos. Pedimos-te que fiques calmo, calminho, que não sejas ansioso. Mas, quem sabe? Podes ser tranquilo e introvertido como o teu pai. Figas. Ou inquieto e ativo como a tua mãe. Tu escolhes.
Vamos querer que sejas um pouco de tudo. O melhor de nós. Mas se quiseres ser algo completamente diferente, não faz mal.
Pedimos que nos deixes dormir à noite, que já nasças a saber mamar, que não chores muito, que sejas sorridente e empático. Mas se não fores nada disso, também não há problema.
O teu pai vai ensinar-te a gostar de planetas, astronautas e ETs. Vai querer jogar Super Mario. E oferecer-te um milhão de Legos e bandas desenhadas. Mas se não achares graça, não te preocupes. Eu também não gosto.
A tua mãe vai insistir para que fales português, que faças yoga e andes com ela de bicicleta. A tua avó galega vai apresentar-te o maravilhoso mundo dos livros. No Brasil vais ter um avô e um tio que vão falar contigo de futebol. Guarani ou portuguesa? Podes escolher. Mas se quiseres outro clube, ou nenhum, também pode ser. A tua avó brasileira vai ensinar-te a amar as plantas, a difícil arte de não ser preguiçoso e como ganhar os concursos de Miss Simpatia. Mas se não herdares esse seu lado, não faz mal.
Podes ser diferente.
Podes gostar de azul, verde, amarelo ou cor de rosa. De qualquer tom de pele.  Meninas ou meninos. Podes amar matemáticas, música ou ciência. Preferir os gatos, os cavalos ou nenhum animal em particular.
Não vamos mentir e dizer-te que não temos expectativas. É claro que temos. Prometemos ensinar-te tudo o que sabemos. Apresentar-te o mundo, cultivar a tua curiosidade e inteligência.
E assim podes ser tu a escolher. Sem pressão, sem tabus, sem percentis. Porque, filho, queremos que saibas que não faz mal ser diferente.

You Might Also Like

0 comentarios

Subscribe